quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A vida de Jó


·JÓ  (cap. 1)·
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.

·JÓ  (cap. 1)·
5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.

·JÓ  (cap. 1)·
8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?

·JÓ  (cap. 1)·
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?

·JÓ  (cap. 1)·
14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

·JÓ  (cap. 1)·
20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou;

·JÓ  (cap. 1)·
22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

·JÓ  (cap. 2)·
3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

·JÓ  (cap. 2)·
7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

·JÓ  (cap. 2)·
8 E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.

·JÓ  (cap. 2)·
10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.

·JÓ  (cap. 2)·
11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo.

·JÓ  (cap. 3)·
1 Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.

·JÓ  (cap. 3)·
2 E Jó falou, dizendo:

·JÓ  (cap. 6)·
1 Então Jó, respondendo, disse:

·JÓ  (cap. 9)·
1 Então Jó respondeu, dizendo:

·JÓ  (cap. 12)·
1 Então Jó respondeu, dizendo:

·JÓ  (cap. 16)·
1 Então Jó respondeu, dizendo:

·JÓ  (cap. 19)·
1 Então Jó respondeu:

·JÓ  (cap. 21)·
1 Então Jó respondeu:

·JÓ  (cap. 23)·
1 Então Jó respondeu:

·JÓ  (cap. 26)·
1 Então Jó respondeu:

·JÓ  (cap. 27)·
1 E prosseguindo Jó em seu discurso, disse:

·JÓ  (cap. 29)·
1 E prosseguindo Jó no seu discurso, disse:

·JÓ  (cap. 31)·
40 por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó.

·JÓ  (cap. 32)·
1 E aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos.

·JÓ  (cap. 32)·
2 Então se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; acendeu-se a sua ira contra Jó, porque este se justificava a si mesmo, e não a Deus.

·JÓ  (cap. 32)·
3 Também contra os seus três amigos se acendeu a sua ira, porque não tinham achado o que responder, e contudo tinham condenado a Jó.

·JÓ  (cap. 32)·
4 Ora, Eliú havia esperado para falar a Jó, porque eles eram mais idosos do que ele.

·JÓ  (cap. 32)·
12 Eu, pois, vos prestava toda a minha atenção, e eis que não houve entre vós quem convencesse a Jó, nem quem respondesse às suas palavras;

·JÓ  (cap. 33)·
1 Ouve, pois, as minhas palavras, ó Jó, e dá ouvidos a todas as minhas declarações.

·JÓ  (cap. 33)·
31 Escuta, pois, ó Jó, ouve-me; cala-te, e eu falarei.

·JÓ  (cap. 34)·
5 Pois Jó disse: Sou justo, e Deus tirou-me o direito.

·JÓ  (cap. 34)·
7 Que homem há como Jó, que bebe o escárnio como água,

·JÓ  (cap. 34)·
35 Jó fala sem conhecimento, e às suas palavras falta sabedoria.

·JÓ  (cap. 34)·
36 Oxalá que Jó fosse provado até o fim; porque responde como os iníquos.

·JÓ  (cap. 35)·
16 por isso abre Jó em vão a sua boca, e sem conhecimento multiplica palavras.

·JÓ  (cap. 37)·
14 A isto, Jó, inclina os teus ouvidos; pára e considera as obras maravilhosas de Deus.

·JÓ  (cap. 38)·
1 Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo:

·JÓ  (cap. 40)·
1 Disse mais o Senhor a Jó:

·JÓ  (cap. 40)·
3 Então Jó respondeu ao Senhor, e disse:

·JÓ  (cap. 40)·
6 Então, do meio do redemoinho, o Senhor respondeu a Jó:

·JÓ  (cap. 42)·
1 Então respondeu Jó ao Senhor:

·JÓ  (cap. 42)·
7 Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

·JÓ  (cap. 42)·
8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

·JÓ  (cap. 42)·
9 Então foram Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a Jó.

·JÓ  (cap. 42)·
10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.

·JÓ  (cap. 42)·
12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.

·JÓ  (cap. 42)·
15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

·JÓ  (cap. 42)·
16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.

·JÓ  (cap. 42)·
17 Então morreu Jó, velho e cheio de dias.

·EZEQUIEL  (cap. 14)·
14 ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.

·EZEQUIEL  (cap. 14)·
20 ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha, tão somente livrariam as suas próprias vidas pela sua justiça.

·TIAGO  (cap. 5)·
11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário